O infarto mata três vezes mais as brasileiras (em todas as idades) do que o câncer de mama.

E, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são responsáveis por 1/3 de todas as mortes de mulheres no mundo, o equivalente a cerca de 8,5 milhões de óbitos por ano, mais de 23 mil por dia.

Há aproximadamente cinco décadas, para cada dez óbitos por infarto agudo do miocárdio, nove eram homens (90%) e apenas um era mulher (10%). Hoje, no entanto, as mulheres somam quase 50% do total de mortes por ataque cardíaco, segundo estimativas da SBC.

O que poderia justificar esse triste desempenho feminino?

Sabemos que o estilo de vida adotado pela mulher contemporânea trouxe inúmeras perspectivas para sua carreira profissional e satisfação pessoal. Porém, ao assumir a tripla jornada de trabalho, houve considerável aumento do nível de estresse e ansiedade, pelas cobranças impostas ao seu desempenho laboral associado à necessidade determinada culturalmente em se manter à frente da administração da casa, da família e dos filhos. Além disso, houve uma piora significativa na alimentação adotada por essa nova mulher, que diminuiu sua atividade física, tornou-se mais sedentária e, consequentemente, teve aumento do peso corpóreo.

Com esses comemorativos, houve um aumento significativo dos fatores de risco para as DCV, tais como obesidade, hipertensão arterial, diabetes e dislipidemia (alteração dos níveis de gordura no sangue). Notou-se também o aumento do número de mulheres tabagistas nesse período. Todos esses fatores deixaram as mulheres mais suscetíveis, tornando-as vítimas potenciais para os danos cardíacos.

Por isso, fazer check-up cardiológico anual após os 48 anos é fundamental para a mulher contemporânea minimizar seu risco potencial.

Fonte: https://drauziovarella.uol.com.br/coluna-2/infarto-nas-mulheres-coluna/

Endereço

Rua Barão do Rio Branco,
N° 980 - Centro

Contatos

Atendimento

Segunda a Sexta:
6h30min às 17h
Sábado:
7h às 11h

Siga Nas Redes

Abrir WhatsApp
Precisando de Ajuda?
Como podemos ajudar você hoje?